tubeless no ciclismo, sim ou não?

tubeless no ciclismo, sim ou não?

  Hoje vamos falar sobre o sistema tubeless nas nossas rodas como substituto das câmaras de ar. O debate continua: Tubeless sim, tubeless não.
Como tudo na vida, não é preto no branco e aqui temos novamente um exemplo claro.


Quando falamos das vantagens e desvantagens dos pneus sem câmara de ar em relação aos habituais pneus com câmara de ar, temos de dar prioridade, como sempre, à utilização que cada pessoa dá à sua bicicleta. A partir daí, e sabendo qual a prioridade que dá à sua bicicleta, pode decidir experimentar os tubeless e ver se também fica fã.


Uma coisa é certa: com os pneus sem câmara de ar, reduz-se ao mínimo o número de furos. No entanto, não é mágico, os furos podem ainda ocorrer e a sua substituição ou reparação é normalmente mais complicada, e ainda mais se não for um novato na matéria.

DESVANTAGENS DO TUBELESS

  Tubular as nossas rodas também requer um maior esforço económico, já que nem todos os pneus e jantes são compatíveis e adaptá-los ou comprar novos afectará consideravelmente o nosso bolso. A isto há que acrescentar a mudança de líquido que teremos de fazer cada "X" meses para que este continue com a textura adequada e cumpra o seu objetivo.

VANTAGENS DO TUBELESS

  Tendo mencionado as desvantagens mais visíveis, vamos falar das vantagens.
A principal, já mencionada, é reduzir os seus furos praticamente a zero, e é muito azar encontrar um furo que o líquido não seja capaz de selar num instante.

  Devemos também acrescentar a variedade de pressões com as quais podemos jogar em função do terreno onde vamos desenvolver o nosso percurso ou a nossa competição, este sistema permite-nospedalar com pressões "baixas" tornando muito mais cómodo pedalar em zonas desérticas ou com solos soltos onde necessitamos de mais aderência com uma pressão mais baixa nas nossas rodas. Estas são duas vantagens que para os ciclistas regulares e para aqueles que competem são uma prioridade na maioria dos casos.

RECOMENDAÇÃO

  Com estes dados em mãos, cabe-lhe a si decidir se vale ou não a pena mudar para os pneus sem câmara, dependendo do número de quilómetros que percorre e da qualidade dos pneus. Se o fizer... pode não mudar a câmara de ar durante muito tempo.